Planejamento e Reposição: O Gerenciamento por Categorias é um método de gestão utilizado no varejo que consiste em gerenciar grupos de produtos relacionados e complementares. Visa atender as necessidades do consumidor e facilitar o seu processo de compra. A ideia central desta estratégia é potencializar as vendas e a lucratividade do varejo por meio da oferta de produtos dispostos de forma organizada e atraente aos olhos do consumidor.

Porque IMPLANTAR?

  • Aumento do Desempenho das Vendas
  • Ampliação da Rentabilidade
  • Fidelização dos Clientes Atuais
  • Conquista de Novos Clientes
  • Redução nos Custos da Operação

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Na sua configuração tradicional a metodologia para a implantação do Gerenciamento por Categorias considera uma sequência de 8 etapas:

  • Definição da Categoria: Identificação das categorias de produtos a serem trabalhadas, com base nas necessidades de compras dos consumidores, como por exemplo, categoria de higiene e limpeza, categoria de massas.
  • Definição do Papel da Categoria: estabelecer qual é a real importância da categoria para o negócio do varejista, que poderá ser classificada como: destino, rotina, ocasionais ou conveniência.
  • Avaliação da Categoria: análise de dados sobre a categoria visando identificar oportunidades para o aumento das vendas.
  • Cartão de Metas da Categoria: definir os objetivos qualitativos e quantitativos que devem ser atingidos pela categoria.
  • Estratégia da Categoria: definir estratégias de marketing e de abastecimento de produtos.
  • Tática da Categoria: identificar as melhores táticas quanto ao sortimento, preço, apresentação nas gôndolas e promoções.
  • Implementação do Plano: elaborar o plano mediante um cronograma de trabalho e definir as responsabilidades.
  • Revisão da Categoria: Avaliar, monitorar e modificar o plano da categoria periodicamente.