Planejamento e Reposição: O Gerenciamento por Categorias é um método de gestão utilizado no varejo que consiste em gerenciar grupos de produtos relacionados e complementares. Visa atender as necessidades do consumidor e facilitar o seu processo de compra. A ideia central desta estratégia é potencializar as vendas e a lucratividade do varejo por meio da oferta de produtos dispostos de forma organizada e atraente aos olhos do consumidor.
Porque IMPLANTAR?
- Aumento do Desempenho das Vendas
- Ampliação da Rentabilidade
- Fidelização dos Clientes Atuais
- Conquista de Novos Clientes
- Redução nos Custos da Operação


.
Na sua configuração tradicional a metodologia para a implantação do Gerenciamento por Categorias considera uma sequência de 8 etapas:
- Definição da Categoria: Identificação das categorias de produtos a serem trabalhadas, com base nas necessidades de compras dos consumidores, como por exemplo, categoria de higiene e limpeza, categoria de massas.
- Definição do Papel da Categoria: estabelecer qual é a real importância da categoria para o negócio do varejista, que poderá ser classificada como: destino, rotina, ocasionais ou conveniência.
- Avaliação da Categoria: análise de dados sobre a categoria visando identificar oportunidades para o aumento das vendas.
- Cartão de Metas da Categoria: definir os objetivos qualitativos e quantitativos que devem ser atingidos pela categoria.
- Estratégia da Categoria: definir estratégias de marketing e de abastecimento de produtos.
- Tática da Categoria: identificar as melhores táticas quanto ao sortimento, preço, apresentação nas gôndolas e promoções.
- Implementação do Plano: elaborar o plano mediante um cronograma de trabalho e definir as responsabilidades.
- Revisão da Categoria: Avaliar, monitorar e modificar o plano da categoria periodicamente.