Definição da Oferta: Mix de produtos é o conceito utilizado para indicar a variedade ofertada por uma empresa ao mercado. Ou seja, a variedade de produtos ou serviços que serão vendidos aos clientes. Possuir um bom mix de produtos amplo e bem segmentado para diferentes perfis de clientes é um objetivo de praticamente todas as empresas, já que proporciona uma maior abrangência no mercado, podendo atingir diversos segmentos e setores.

Essa estratégia de inovação da linha de produtos e serviços está entre as mais importantes adotadas pelas empresas. Normalmente, elas buscam oferecer uma variedade cada vez maior de produtos ou serviços ao mercado.

Mas por quê? Entenda alguns benefícios:

  • Oportunidade de expansão de mercado: vendendo produtos variados, há maior oportunidade de alcançar diferentes setores e segmentos, expandindo o alcance de sua marca.
  • Maior chance de conseguir clientes: com maior variedade de produtos ou serviços, as chances de conseguir mais clientes aumentam, pois mais necessidades e problemas podem ser resolvidos com as ofertas da empresa.
  • Maior competitividade: atualmente, há uma forte tendência de atingir cada vez mais segmentos através da variedade de produtos. Assim, adotar essa opção é uma forma de se adaptar ao mercado, e, consequentemente, ganhar maior competitividade diante de concorrentes. Lance novos produtos ou serviços antes que os demais players o façam!
  • Menor dependência de um só produto: ter uma variedade causa menor dependência de um único produto, diminuindo riscos. Assim, caso ocorra prejuízo na venda de um deles, esse valor pode ser dissolvido com os lucros obtidos através de outros produtos da empresa.

E após definido sua oferta como gerir este Portifólio de Produtos / Serviços? A crescente complexidade do ambiente de negócios e da natureza multiproduto, multimercado e multinacional  de um  grande número  de empresas,  levou a administração  a considerar  a necessidade de planejar como, quando e onde introduzir novos produtos ou serviços, eliminar algum  dos  existentes  ou  modificá-los, realizando sua efetiva gestão.

Neste contexto, a Majorem tem por objetivo contribuir com a seleção/implementação das melhores ferramentas de gestão de portfólio

  • Matriz Produto/Mercado de Ansoff
  • Análise do CVP
  • Modelo Delta de Hax
  • Matriz BCG
  • Matriz GE/McKinsey
  • Matriz Shell

Na Majorem somos especialistas na Construção & Gestão de Portfólio, levando sempre em consideração no “Planejamento” o Perfil do Público-Alvo e seus Comportamentos de Consumo. Já auxiliamos inúmeras empresas na criação e gestão de suas ofertas para alavancagem de resultado, desenvolvendo estratégias sempre com viabilidade financeira!

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