GERENCIAMENTO DE CATEGORIA

Você está aqui:

Planejamento e Reposição: O Gerenciamento por Categorias é um método de gestão utilizado no varejo que consiste em gerenciar grupos de produtos relacionados e complementares. Visa atender as necessidades do consumidor e facilitar o seu processo de compra. A ideia central desta estratégia é potencializar as vendas e a lucratividade do varejo por meio da oferta de produtos dispostos de forma organizada e atraente aos olhos do consumidor.

Porque IMPLANTAR?

Aumento do Desempenho das Vendas

Ampliação da Rentabilidade

Fidelização dos Clientes Atuais

Conquista de Novos Clientes

Redução nos Custos da Operação

Na sua configuração tradicional a metodologia para a implantação do Gerenciamento por Categorias considera uma sequência de 8 etapas:

1

  • Definição da Categoria: Identificação das categorias de produtos a serem trabalhadas, com base nas necessidades de compras dos consumidores, como por exemplo, categoria de higiene e limpeza, categoria de massas.

2

  • Definição do Papel da Categoria: estabelecer qual é a real importância da categoria para o negócio do varejista, que poderá ser classificada como: destino, rotina, ocasionais ou conveniência.

3

  • Avaliação da Categoria: análise de dados sobre a categoria visando identificar oportunidades para o aumento das vendas.

4

  • Cartão de Metas da Categoria: definir os objetivos qualitativos e quantitativos que devem ser atingidos pela categoria.

5

  • Estratégia da Categoria: definir estratégias de marketing e de abastecimento de produtos.

6

  • Tática da Categoria: identificar as melhores táticas quanto ao sortimento, preço, apresentação nas gôndolas e promoções.

7

  • Implementação do Plano: elaborar o plano mediante um cronograma de trabalho e definir as responsabilidades.

8

  • Revisão da Categoria: Avaliar, monitorar e modificar o plano da categoria periodicamente.